SIN KILLER webzine – Interviews: Abstract Shadows - The symphony of abstract shadows

Friday, April 8, 2011

Abstract Shadows - The symphony of abstract shadows

*cold case'  Entrevista - Outubro de 2006.


Em meio as gravações do primeiro cd, Symphony of Hakel, o vocalista Neno Fernando, fala um pouco sobre sua banda numa entrevista bem interessante, da qual dispensa uma introdução mais ‘informal’ aqui. Com vocês, o cara: The voice of a man ... By Norman Lima
 Eu conheço seu trabalho apenas quando ainda cantava na banda Destra. Você poderia apresentar a sua atual banda para os Sin Killers ?

NF: Primeiramente é um prazer enorme participar pela primeira vez do “SIN KILLERS”, e muito obrigado pela oportunidade! Bom, a minha banda atual onde já integro há 4 anos, chama-se “ABSTRACT SHADOWS”. Nosso estilo é uma mistura entre o Progmetal, Hard Rock , Metal, Rock n´ Roll e algumas pitadas de World Music. Os integrantes do Abstract Shadows são: Alberto Lima guitarras, José Cardillo Teclados, Gustavo Gummer bateria, Hélvio Poletti baixo e eu Neno Fernando vocals.

Soube recentemente que se integrou a uma old school band do metal nacional, o Portrait. Então você agora canta em duas bandas certo?


Certo, além de cantar no Abstract Shadows, agora também estou nessa grande banda do cenário nacional chamada PORTRAIT e pra mim é um grande orgulho em fazer parte desses 2 'nomes' do metal nacional, estou muito feliz!!!

Ainda sobre o Destra, gostaria de saber como foi o tempo em que esteve com eles. Como foi que surgiu o convite pra entrar... E como aconteceu a sua saída? Além de cantar, você chegou a colaborar em alguma ‘música’ por exemplo...?

NF: Ao lado do Destra foram 2 anos de muitas felicidades e aprendizados pra mim, o Destra foi uma verdadeira escola, onde aprendi muito com eles. Eu entrei na banda quando o baixista Ricardo Parronchi ouviu uma demo que eu havia gravado, onde eu cantava um estilo meio Hard Rock-Pop, o Ricardo curtiu meu timbre e minha voz e inicialmente ele me ligou convidando para participar do novo disco onde cada música do 'Joe´s' seria cantada por vários vocalistas e com o tempo vieram vários convites de shows e etc. Daí deu no que deu, fiquei na banda 2 anos. Risos!!!! Acho que sai da banda por influência da gravadora na época. É provável que não tenha se agradado do meu ‘vocal’, mas o ruim é que pareceu pessoal, o que me deixou muito triste, já que ‘eles’ não conheciam meus trabalhos anteriores. Só sei que tiveram atitudes inesperadas onde pode danificar a vida de um profissional, fiquei muito mal pelo o ocorrido, mas eu tinha Deus no coração e Ele fez o certo, hoje o Destra está com uma formação muito boa, eu estou em 2 grandes banda do metal nacional, lançarei 2 grandes cds e a suposta “gravadora” não existe mais........ Os planos de Deus, nem sempre estão de acordo com a nossa vontade. Acreditem!!!Com o Destra, gravei um video-clip da música YOU SHOULD BELIEVE e gravei o tributo ao EXUDUS com a música DRY WAY.

Como está a sua relação hoje em dia, com o pessoal da banda? Se isso não te causar nenhum incomodo, eu realmente queria saber sua opinião sobre os cds do Sea Of Doubt e Joe’s Rhapsody. O que mais te agradou nesses materiais?

A minha relação com os músicos do Destra é muito boa, pois eles ajudaram e me ensinaram muito também, mas eles queriam um vocalista com uma pegada mais anos 70 e daí encontraram o grande vocalista Rodrigo Grecco para assumir o cargo.Gosto dos 2 discos da banda, mas o que eu gosto mais, pelo fato de eu ter feito shows da turnê dele ainda é o SEA OF DOUBT apesar do JOE´S ter a gravação muito melhor e os músicos mais maduros.

O que você tem a dizer, sobre cantar ‘heavy metal ‘ dentro e fora da igreja? Nos conte um pouco sobre essa experiência...

Bom, cantar Heavy Metal é algo divino, é uma energia onde podemos passar nossos sentimentos e nossa energia positiva para quem esta nos vendo e ouvindo, pra mim, não há diferença dentro e fora da igreja, pois a música é um presente de Deus, basta cantarmos nas letras, coisas boas, construtivas, com mensagens positivas. Amo meu trabalho!!!
Qual é a sua opinião sobre o metal cristão?
NF: O metal cristão cresceu muito de uns 7 anos pra cá, tem bandas formidáveis e com certeza, isso é bom para que a palavra de Deus chegue nos corações das pessoas e faça com que a vida do ser humano seja muito melhor, pois a música toca a alma e traz a felicidade a vida.


Nos shows do Abstract Shadows, assim como nas músicas, que andei ouvindo, seu vocal está realmente killer. Soa como se o estilo do Abstract Shadows fosse mais familiar pra você... Seria isso mesmo?

No Abstract Shadows com certeza a minha voz soa mais minha cara mesmo, pois as músicas são compostas sempre de acordo com meus ‘jeito de cantar’ e quase todas as linhas melódicas são compostas por mim, além dos compositores Alberto e Cardillo que conhecem muito bem meu timbre e estilo de voz. No Portrait estou colocando minha ‘voz’, também e esta ficando muito bom também!!!rsrsrsr...

Eu estou bastante ansioso pra ouvir o novo material. E queria que você falasse um pouco sobre a música ‘Shadows’. Gostei da letra, e é exatamente nessa canção que seu vocal ficou perfeito. Acho que ninguém faria melhor...

NF: Se você prestar bem atenção, todas as letras do Abstract tem umas pitadas de letras Cristãs, pelo fato da banda não ser ‘cristã’, a gente não fala diretamente, mas indiretamente sim, falamos palavras de conforto, de alerta, de amor e do nosso cotidiano também.A Shadows fala mais da loucura da mente humana, onde as pessoas acham que são donas da própria vida, do mundo e que são até capazes de voar, se esquecem da fragilidade que é a vida humana e se esquece completamente da existência maior que é Deus!!

O prog metal tem ganhado mais destaque no Brasil, e têm surgido ótimas bandas. Você poderia falar um pouco sobre isso?
O progmetal é exatamente parte da evolução musical mundial. A atualidade proporciona com que as pessoas estudem melhor, tendo facilidade em adquirirem métodos, internet e informações jamais vista antes... Por isso que sempre falo, “tem espaço para todos, basta serem boas pessoas, estudar bastante e ser o que é, nada mais, cada pessoa tem seu próprio talento e ninguém é melhor do que ninguém”.

Conforme as informações do site, o novo cd - Symphony of Hakel, já está com o track list definido assim como a capa. Tudo indica que seja um trabalho meio conceitual. Então eu queria saber qual a mensagem ‘foco’ desse álbum.

Como eu comentei anteriormente, nosso cd tem umas músicas conceitual que é a ABSTRACT FEELINGS – IN MY DREAMS E THE RETURN que são as últimas faixas do cd, ambas falam de um amor que não é mais correspondido daí essa pessoa que não se conforma com a decisão da outra, luta até o fim para reconciliar seu amor e no final ela consegue o retorno da amada e vira o dono da situação rsrssrss.....Uma música que tem amor, traição, vingança e o melhor, a fé onde tudo pode e consegue...

Quanto a fazer algo pela a vida, o mundo, as pessoas... Como você acha que uma banda deveria contribuir... Muitas bandas de rock hoje em dia, têm aderido a causas sociais bacanas... O AS se preocupa com o mundo?

Estamos lançando nosso primeiro disco oficial e faremos com certeza, shows para ajudarmos ao róximo, pois isso faz parte do nosso objetivo como sere shumanos...

Gostaria da sua opinião sobre as seguintes vozes do Heavy Metal.
Não sei se você os conhece, mas de qualquer maneira, o primeiro é este:.


 Christian Rivel (Narnia ) : Voz única, timbre característico ,uma técnica e um alcance excelente que consegue passar a mensagem com muita facilidade.

Rob Rock : Digamos que o Rob Rock é um dos melhores vocalistas que o estilo secular já teve, principalmente no meio cristão... Com uma técnica apuradíssima, voz com um alcance formidável, drives bem colocados sem exageros e uma energia muito forte em suas interpretações .

Michael Sweet (Stryper ) : Um dos mestres de todos os tempos, um timbre muito bonito, um extensão ampla, agudos bem impostados, usando perfeitamente as regiões das vozes de cabeça, belting e as transições!! Além de ser um excelente guitarrista simultaneamente!!! É uma das minhas influências...

James LaBrie ( Dream Theater ) : Timbre muito bonito, trabalha muito bem as interpretações , seus médios e graves são perfeitos, e trabalha muito bem o CHILD VOICE. É também uma das minhas influências vocais...

Tobias sammett ( Edguy) : Uma voz bem incorpada nos médios, um agudo bem impostado, ótima articulação nas transições , trabalha muito bem o Belting de sua voz, muito afinado nos vibratos e um timbre muito bonito também...

Halford (Judas Priest ) :  Um grande vocalista com um médio com um brilho muito lindo, um grave maravilhoso um agudo de cabeça formidavel nos CHILD VOICES, consegue fazer uma modulação muito boa nas transições sem quebras, grande schoolvoicer...

Ronnie James Dio:  Esse, acho que é um dos mais completos vocalistas que o mundo ja teve. Timbre lindo, vibratos perfeitos, qualidade formidável nos médios, voz de peito potente e aberta, voz de cabeça bem colocada e articulada, interpretações fantásticas, o diferencial deste Schoolvoicer são seus Drives ,com uma colocação técnica perfeita e qualidade que da vontade de arrancar os cabelos, sem dizer a idade que ele tem e ainda canta muito...
Agora quero agradecê-lo pela atenção.

Deixe – nos um comentário final and, thanks again...

NF: Primeiramente obrigado a vcs pela oportunidade, quero desejar a todos que leram esta matéria, muita paz, sucesso e alegria!!!Quero pedir pra que todos façam o melhor a cada dia, pois somente cada um de nós podemos levar a felicidade e o amor a humanidade. Sigam as palavras do nosso pai (Jesus), pois o pai sempre quer o melhor para o seu filho.E continuem acompanhando os meus trabalhos no Abstract Shadows e Portrait, pois tem que ser assim, apoio total ao metal nacional, pois temos bandas maravilhosas aqui precisando de cada um de vocês!!!!Sempre haverá espaço para todos, acreditem no seu talento e tenha fé!!!Abraços, Neno Fernando.
www.abstractshadows.com.brwww.portraitonline.com.br

No comments:

Post a Comment

Search This Blog