SIN KILLER webzine – Interviews: Entrevista com Doug Van Pelt.

Monday, April 4, 2011

Entrevista com Doug Van Pelt.



Entrevista feita em Março/2005

Doug Van Pelt - O criador do fanzine Heaven's Metal que se transformou na maior publicação de música pesada cristã do mundo.  


Primeiro: Você é editor ou um Pastor? (Risos!)

Ha ha. Eu sou um editor, mas eu espero e sinto que
talvez Deus tenha me dado uma espécie de voz pastoral
entre uma quantidade de ovelhas no meio rockeiro.
Talvez, de tempos em tempos, Deus me permita falar para
as vidas de rockeiros que se entregam, que confiam e
dependem de Jesus. Você sabe, pessoas que tem abandonado
todo controle e confiança no Rei dos reis...

Quando foi que você teve a idéia de criar a HM Mag e
porque?


Foi no inverno de 1984. Eu estava lendo uma cópia do
ACME (Alternative Christian Music Enthusiasts), que
sugeria que "Com o advento do heavy metal Cristão,
alguém teria que iniciar um boletim de metal Cristão..."
Isso foi onde a idéia nasceu. A partir daí a visão
começou a crescer e tomar forma. Através do percurso de
cerca de seis meses, com um pouco de oração e
aconselhamento, tornou-se real. Um amigo meu, Carey
Womack, estava indo ao Cornerstone Festival de 1985 e
sugeriu que eu imprimisse a minha primeira cópia, que
ele poderia distribuir no festival como uma promoção.
Esse foi o empurrão que me fez ir em frente. mais tarde
ele chegou a formar uma banda chamada One Bad Pig, que
fez bastante história or si própria.

A revista HM já foi um fanzine? Me conte um pouco dessa
história...


Sim. As primeiras 14 edições foram no tamanho 8.5" por
7" em cópia de diversos tipos de papel. Uma revista de
música que ama a música é corretamente chamada
de "fanzine", mas num sentido de design & layout, um
periódico no tamanho 8.5 x 11 é corretamente chamdo de
revista(magazine)... Então, a HM é um pouco de cada. Ela
tem a atitude "Escrevo sobre música porque eu gosto",
típica de um fanzine, mas também tem a atitude "Tentarei
ser honesto, acurado e artístico sobre isto como um
escritor/jornalista/artista." típica de uma revista.

Os fanzines ainda são familiares para você? Você ainda
recebe fanzines?


Sim, é claro!


Eu sei que você não deixou de fazer entrevistas com
bandas de Heavy Metal, mas a HM sofreu alterações em
termos de estilos musicais, perdendo um pouco a essência
do metal. O que você tem a dizer sobre isso?


O metal ficou fraco e doente no meio dos anos 90.
Ninguém imaginaria isso, com grandes bandas como
Precious Death chegando ao topo, e quem pensava que o
Tourniquet pudesse passar por uma mudança de pessoal?
Mas o glam metal e o "poser" metal de spandex e
cabeleira tornou-se uma paródia de si próprio (coloque
aqui a definição de paródia conforme o dicionário). Isto
se tornou homogeneizado. Tornou-se algo manufaturado que
as gravadoras se "centralizaram", criando um monte de
mediocridade. Isto tinha que morrer. Uma banda de
Seattle chamada Nirvana chegou e justo com suas bandas
companheiras da região, matou o metal quase todas as
noites. Como as gravadoras e a midia entraram nessa
moda, ou "revoluçãpo alternativa", de repente deixou de
ser legal fazer metal. Então, aconteceu que as bandas de
metal não se levantaram na ocasião para lançar seus
melhores materiais. Veja o que aconteceu. Eu não consigo
pensar em uma única banda que fez seu melhor trabalho
nessa época. Mesmo o Dream Theater, que lançou o "Images
And WOrds" no começo da tal época, fez um segundo álbum
fraco. Whitesnake, Winger, Van Halen, Poison, Motley
Crue, nenhuma dessas bandas melhorou durante esse tempo;
elas regrediram. O único crescimento para o metal ou
evolução ocorreu em duas áreas -- death metal e a
mistura de hardcore punk/metal. Death metal era tão anti-
comercial, que ele se aprofundou ainda mais no
underground; enquanto a mistura de punk/metal ganhou
terreno e cresceu. Esse é o estilo em que nós mais nos
centralizamos. Nós precisávamos cobrir uma área que
fosse crescer, e não diminuir. Eu sempre acreditei que a
música pesada (metal, alternative, industrial, punk)
sempre fosse sobre a guitarra e sempre viveria nos
corações e ouvidos dos jovens. Eu acredito que a
história mostrou que essa crença era certa. Veja as
bandas que sobreviveram e venderam números enormes --
Marilyn Manson, Korn, Rob Zombie, Rage... -- estas são
todas bandas que passaram pela assim chamada "revolução
musical" do meio até o fim dos anos 90. Veja a
popularidade das "bandas de Ozzfest" hoje em dia. Este
tipo de música vive com pupolaridade em massa. Ainda é
metal em sua essência, mas é certamente um tipo de metal
diferente do metal dos anos 80. A HM Magazine
simplesmente cresceu e evoluiu com a música. Ei, Eu
ainda gosto de algum metal do passado, mas eu preciso de
uma dieta de novas idéias frescas de metal, assim como
muitos outros fãs. Isto é o porque de eu gostar tanto de
música pesada moderna.

Porque você mudou o velho logo da HM?

Não sei de qual mudança você está falando. Nós mudamos o
nosso logo, obviamente, quando mudamos de "Heaven's
Metal" para "HM." Mas nós também recentemente tiramos o
oval do logo HM. No começo era um experimento
para "pensar fora da caixa", mas pareceu tão bom e
fresco que se tornou o nosso novo logo. O oval acabou
com sua aceitação no design gráfico popular. As coisas
mudam. Elas precisam. As pessoas mudam.

Eu gostaria de saber como você teve a idéia de incluir
na revista entrevistas com bandas seculares.


Bom, a Cornerstone Magazine esteve fazendo isso durante
anos. Eu lembro de uma entrevista com Ozzy Osbourne anos
e anos atrás. Eu adorei a idéia, e simplesmente comecei
a fazer, e isto se tornou bem popular. Era legal de se
fazer. Isto ajudou a manter contato com uma indústria
maior (o meio comercial ou "secular" do rock and roll),
na qual eu quis crescer e me tornar uma parte. (Como um
grande jogador de futebol poderia querer crescer além
das ligas particulares cristãs interescolares e juntar-
se às ligas profissionais, então eu queria competir
no "mundo real"das revistas e do rock and roll.

Qual delas(as bandas) te supreendeu mais?

Oh, eu me supreendi quando Rob Halford respondeu
a "Pergunta de Jesus" com algo como, "Eu amo Jesus..."
Eu fiquei um pouco chocado quando Tommy Victor do Prong
se irritou com o meu estilo de questionamento.

Qual foi a reação das bandas Dimmu Borgir e Cradle Of
Filth quando você disse que se tratava de uma revista
Cristã?


Tanto o Dimmu Borgir quanto o Cradle of Filth foram
entrevistas boas, agradáveis e civilizadas com pessoas
inteligentes. Com o Cradle of Filth em particular, Dani
(vocal do COF) e eu compartilhamos assuntos pessoais
sobre nós mesmos que foram um pouco além da entrevista.
Claro, nenhuma dessas entrevistas se tornou
uma "conversão instantânea", mas isso não era o que eu
estava buscando, em primeiro lugar. No quadro geral, eu
creio que talvez essas entrevistas possam ser um pequeno
toque insignificante na jornada de uma pessoa rumo a
Cristo, mas isto está OK para mim.

O que você sabe das conversões de Nicko Mcbrain, Alice
Cooper, Dave Mustaine, Glenn Hughes, Sammy Hagar, para
Cristo?


Nicko professou sua fé em Cristo, como Alice Cooper (uma
matéria de capa com 7 páginas na edição de Mar/Abr da HM
conta tudo), Dave Mustaine professou uma espécie vaga de
crença, assim como Dave Ellefson, Glenn Hughes professou
uma crença em Deus, que pode ser ou não um "poder
superior" ao contrário do Deus específico do Velho e
Novo Testamentos; e Sammy Hagar(na HM #66) revelou que
sua crença em um poder superior pode ser Buda ou Cristo
ou quem quer que seja. Com qualquer dessas pessoas, eu
não sei a história completa ou onde eles estão com as
suas cabeças. No geral eu te contei exatamente o que eu
sei, não o que eu acredito ou especulo...

O que você tem a dizer para as bandas que estão
começando? O que elas tem de fazer para aparecer na HM
Mag?


Bom, apenas criem boa arte. Se eles estão fazendo arte,
eles devem usar o melhor de suas habilidades nisso. Se
eles dizem estar fazendo isso por Deus, eles tem ainda
menos razão para serem preguiçosos, desanimados e
medíocres. Eles devem ousar fazer seu melhor em serviço
e louvor a Deus. Se a sua arte for boa e eles mandarem
para nós(por favor, sempre incluam informações para
contato, assim se quisermos escrever sobre eles,
poderemos dizer às pessoas como entrar em contato com
eles e/ou poderemos obter mais informações sobre
histórico, foto, etc), nós provavelmente gostaremos de
ouvir isso e reconhecer a grandiosidade. Se não for algo
grande, bom, Nós poderemos apreciar a audição e esperar
que eles melhorem na próxima vez que eles lançarem um
álbum.

Eu não quero tomar o seu tempo. . . Mas você poderia
destacar algumas bandas eu seus respectivos estilos?
(Atualmente) .


Eu não te entendi exatamente aqui.
TwoThirtyEight, Brandtson, Appleseed Cast, Dashboard
Confessional: emo, emo pop.
Zao, Soterios, Soul Embraced, Living Sacrifice:
death/black metal/aggro metal/hardcore misturado.
POD, Project 86, PAX 217, Pillar, Rod Laver: hip hop
rock, (mais ou menos) numetal, rapcore
Bride, Ken Tamplin, Stryper

Você apóia o Cornerstone Festival? Quando ele começou e
porque há um palco especial da HM? Quando você vai
convidar uma banda brasileira? (Eu poderia sugerir
Antidemon, Clemency, Destra, Shining Star...) Toneladas
de risos..


Ele começou no verão de '84. Eu tenho ido desde '87. O
pessoal do festival gosta de nós, ou nos respeita ou
alguma coisa assim, e nós gostamos do respeito
deles. Isso começou como uma idéia que funcionou bem.

No CD ao vivo do Mortification (10 years live not
dead...) há uma foto de você com Steve quando ele estava
doente. O que te levou a visitá-lo? POderia nos contar
um pouco sobre aquele momento?


Bom, provavelmente Steve Rowe é o meu melhor amigo. Eu
achava que ele ia morrer. Eu fui vê-lo. Você não faria o
mesmo? Eu quis estar lá com ele. Naquele momento,
felizmente, a HM estava bem o suficiente para pagar uma
passagem de avião para a Austrália sem precisar piscar.
A hora em que a foto foi tirada foi uma hora divertida,
porque Steve estava acordado, coerente e nós estávamos
tendo um bom momento como nós sempre temos. Mas de um
ponto de vista maior foi um momento difícil porque Steve
chegou a ficar minutos de distância da morte. POuco
depois, eu creio, naquela mesma cama ele começou a
passar por grande aflição, onde parecia que ele poderia
partir a qualquer minuto. Alguns dos que estavam ao seu
redor provavelmente desejaram que ele pudesse, porque
era uma dor obviamente matadora. Eu o amo, e me doía vê-
lo passar por aquilo. Eu louvo a Deus por ele estar bem
melhor hoje.

Obviamente você está muito triste com a situação de
Roger Martinez. O que você acha que o levou a tornar-se
um satanista?


Pecado. A Bíblia fala sobre a nossa condição como
pecadores, mas também nos avisa sobre a teia de
repercussões e consequências do pecado. Se o pecado é
abraçado, nós podemos nos tornar "transformados em uma
mente repreensível", o que provavelmente é similar a ter
um comportamento animal ou imoral que se apóia na
imoralidade que há em nossa natureza pecadora. Ele foi
queimado, ou achou que foi queimado por amigos e crentes
próximos, então isso provavelmente o levou à amargura, e
a amargura é como uma doença que apodrece como chagas no
corpo. Talvez tenha sido algo espiritual. Ele começou
comprando objectos de ocultismo e "tentar conhecer o
inimigo, cara..." Talvez os espíritos malignos tenham
algo a ver com isso. Só o que eu posso fazer é
especular. Ele me disse numa entrevista (HM #66) que sua
jornada ao ateísmo começou quando ele preparou um estudo
sobre cura física. Ele chegou à conclusão de que não
havia evidência de cura física por Deus hoje em dia,
então isto colocou-o em dúvida sobre a existência de
Deus. Ele se chama um ateísta satanista, alguém que não
acredita em um deus ou um diabo.

Por quanto tempo Dale Thompson (Bride) tem trabalhado
com a HM mag? Qual a sua opinião pessoal sobre o atual
estilo musical do Bride?(Um fato: Dale certa vez esteve
em turnê com o Stryper como vocalista... Mas aqui no
Brasil ele rasgou uma camiseta do Stryper no palco,
deixando muitos fãs do Stryper bem tristes.


Eu já conheço o Dale desde os primeiros dias da Heaven's
Metal Magazine, mais ou menos 1986. Ele não trabalha
para a HM. Durante alguns anos ele era um dos artistas
que estavam resenhando livros para a HM, mas ele parou
com isso alguns anos atrás. Eu gosto do "Kinetic Faith"
e "Snakes in the Playground" e "Scarecrow Messiah", e
umas poucas músicas do "Drop" e "Jesus Experience," mas
eu realmente não gosto dos dois últimos.

Hoje em dia, o white metal se tornou um rótulo esquecido
pelas bandas do metal cristão. O que você acha disso?
Afinal, o White Metal é bom ou ruim para uma banda
cristã?


Bom, o lance de White Metal sempre me incomodou, ele
parece que é para legitimar o "Magia Branca", como se
fosse melhor do que a "Magia Negra", quando todas as
formas de "magia" ou
feitiçaria/encantamentos/necromancia são especificamente
proibidas por Deus. Então o título "White Metal" parece
estar ligado de uma forma sutil. Talvez seja só coisa
minha. Eu nunca fiz muita questão quanto a isso porque
eu percebi que era apenas um rótulo que alguém colocou
no metal cristão. Popularmente se acredita que não-
cristãos começaram a cunhar o termo para descrever a
banda Trouble, que cantava sobre Jesus em seu primeiro
punhado de álbums. Eu não tenho muito problema com isso,
e ocasionalmente até uso o termo, apesar da
frase "Christian metal" fluir dos meu lábios mais
frequentemente.

As bandas de metal cristão não estão voltando à ativa,
mas seus dicos estão quase todos relançados. Isso
significa que o metal ainda é importante?


Claro. As pessoas que amavam metal Cristão nos 80-90 não
estão mortas! Elas apenas estão na casa de seus 20-30
anos, então ainda há um mercado para eles, apenas não é
o mais populoso e popular mercado. De muitos modos, são
os adolescentes quem dominam a cena musical.

Algum comentário final? (Sinta-se à vontade para dizer o
que quiser)
.

Obrigado! Eu espero em Deus que você continue com o bom
trabalho! Wow! Como eu, você faz muitas perguntas. Isto
é bom(mas exaustivo). Eu creio que a Bíblia inteira é
inspirada e tento receber o inteiro conselho da Palavra
de Deus, apesar de que há algumas passagens em torno das
quais eu costumo flutuar mais do que outras,
simplesmente porque elas parecem muito poderosas para
mim. Algumas dessas são: Salmo 34; Hebreus 4:14-16;
Colossensses 3:16; e Salmo 22. Eu espero que essa
entrevista seja útil, e eu sonho e espero que algum dia
eu possa visitar seu país. Deus é um grande Deus e o
povo que Ele criou é todo muito bonito. É maravilhoso
ser exposto a mais do que somente o povo ao seu redor.
Eu quero visitar o Brasil. Estudando o Brasil na escola,aprendendo Espanhol
(Eu conheço um pouco de Espanhol, por causa de quatro
anos de estudo, mas nada de Português), vendo os grandes
festivais "Rock in Rio" na tv, lendo sobre a grande
popularidade do metal aí., estudando sobre o crescimento
do Cristianismo na América Latina e como o ministério de
missões é extensamente feito pelas igrejas Latinas
agora, sendo que durante anos os EUA e a Grã Bretanha
enviaram a maior parte dos missionários para outras
partes do mundo(Hoje, pelo que me disseram é a América
Latina que lidera o caminho e manda mais missionários)

Trad. Heder Osny/Norman Lima

No comments:

Post a Comment

Search This Blog