SIN KILLER webzine – Interviews: Entrevista com Soldier [Old Stuff]

Monday, April 4, 2011

Entrevista com Soldier [Old Stuff]

Entrevista / Março 2005


Soldier - Hard Rock Background

Eu não sei ao certo quando foi que "ouvi" falar do Soldier, mas o motivo pelo o qual fiquei louco por sua música (Hard rock/80), é que eles foram uma das bandas, que eram conhecidas como "white metal", e foi isso mesmo, que levou-me até eles... Leia essa entrevista com muita atenção... O guitarrista Rick Hunter foi muito legal e nos contou um pouco sobre a história de sua banda. O CD, The Definitive Collection (85-89) é um dos meus favoritos. Então eu tentei e conseguir fazer essa entrevista para apresentar o Soldier pra vocês.


by Norman Lima

Provavelmente, aqui no Brasil vocês não sejam tão conhecidos! Então, eu quis retomar a história da banda nesta entrevista. Conte-nos tudo sobre o Soldier. O que levou à formação do Soldier? 


A formação do Soldier aconteceu bem rápida. Eu acho que era fim de 1984 ou começo de 1985 quando eu estava em uma loja de música e dois sujeitos com cabelo longo entraram e estavam falando com um amigo meu que trabalhava na loja, então eles estavam tentando convencê-lo a formar uma banda. Os dois sujeitos eram Marc Allyn (Baixo) e Jimmy Arceneaux (Vocal & guitarra). Perguntei para meu amigo quem eram e ele me falou que eles estavam procurando por um guitarrista solo. Ele disse que se eu quisesse checar isto fosse em frente e me deu a demo deles. Eu gostei dos vocais, então os procurei e basicamente lhes falei que eu era o guitarrisrta que eles precisavam. Nós marcamos uma reunião na casa de Jimmy e as coisas foram bem, decidimos que precisavamos de um baterista. Quando cheguei em casa naquela noite havia uma mensagem de um batera que eu não conhecia e que tinha conseguido meu telefone com Adão Alvarez do Golgotha (alguns meses antes eu havia entrado no Golgotha, onde toquei por aproximadamente uma semana, mas após isso deixei a banda). O nome do batera era Al Whalen(drums), ex-Golgatha, e ele queria saber se eu gostaria de começar algo. Liguei de volta para ele naquela mesma noite e lhe falei que eu tinha acabado de encontrar um vocalista e um baixista e que eles queriam começar uma banda. Assim depois de ligar para o baterista, liquei para o Jimmy e lhe disse que um baterista tinha me ligado, então agendamos um encontro e o Soldier nasceu no prazo de um dia ou dois.



Eu sei que vocês gravaram dois álbuns. Mas vocês pretendem tocar novamente ou fazer mais shows?

Tocar novamente como soldier provavelmente não acontecerá, mas não posso descartar totalmente essa hipótese. Quando o cd estava sendo negociado com a M8, nós fomos convidados a participar do Cornerstone em 2001, mas quando liguei de volta a vaga já havia sido preenchida. Foi-nos dito que talvez poderíamos tocar no Cornerstone 2002 para promover o Cd, mas eu não fui contatado pela M8 e realmente não vejo isso acontecendo. Também o batera original Al Whalen está agora com o Senhor, devido a uma severa diabete. Nós também aparecemos no Califórnia metal 2 com duas músicas, além de Louder than hell e Babylon. Um ano ou 2 depois do Soldier, eu fiz um projeto com uma banda chamada Regime intitulado Straight Through Your Heart, o qual tinha Rick Hunter nas guitarras, Danny Tatum nos Teclados e um cantor chamado Daryl Roberts. As músicas tinham bem mais vocais que o Soldier e provavelmente eram um pouco mais comerciais. Todas as canções foram escritas por mim e Danny. Em todas as revistas cristãs obtivemos boas reviews. Fizemos três shows. Nós abrimos para Jake E Lee/Badlands. Hoje, devido ao Soldier, muitas portas se abriram para que um projeto aconteça. Eu esperei 6 meses por um outro possível lançamento do Soldier, mas um ex membro não estava comprometido com o projeto como os outros então não deu certo. Mas, com todas as portas ainda abertas, atualmente estou no estúdio trabalhando em material para um novo lançamento para possivelmente antes do verão. Será muito orientado pelas guitarras. Espetáculos ao vivo? Eu espero que sim!

Qual foi o último show? " Quero dizer, fale-nos sobre seu último show, quando ocorreu e como foi.

O último show oficial foi em San Francisco, no Stone, em maio de 1989. Tocamos com TNT naquela noite. Realmente foi uma noite "agridoce" porque foi provavelmente um dos melhores shows que tocamos. Todos do TNT vieram para ver algumas de nossas canções, penso que eles gostaram de nós. Com o fim da banda alguns de nós estávamos tristes e outros aliviados. Foi uma noite muito difícil. Nós nos juntamos para um show em benefício das vítimas do terremoto da Bay area de San Francisco, em novembro de 1989, com um baixista diferente.Tocamos com grandes bandas como: Cacophony & Vicious Rumors. Foi divertido!

Quando vocês decidiram parar de tocar como Soldier? 


Alguns membros sentiram que a banda tinha perdido seu foco e que tinha saído de seu curso, isso foi no fim de abril de 1989. Nós falamos sobre voltarmos no meio do ano de 1990, mas isso nunca se materializou.

Quem influenciou o Soldier? Bloodgood, Saint, Philadelphia e Sacred Warrior estavam na ativa na época em que vocês estavam tocando. ( Era aquela a direção em que vocês estavam seguindo?)

Todos nós tivemos influências diferentes. Eu não posso dizer que eram as bandas anteriormente mencionadas. Como um guitarrista minhas influências eram: Randy Rhoads , George Linche, Michael Schenker, Angus Young, e posteriormente Paul Gilbert, John Norum & Yngwie Malmsteen. A única banda Cristã da qual eu gostava era Stryper antigo porque eles tinham um som de guitarra pesado e enorme e tinham um vocalista bom. Eu amava Deliverance & Jimmy Brown também. Jimmy era um grande fã de Thin Lizzy,Kiss e King's X. Marc também era um grande Fã de Kiss, mas tinhas outras influências além do Rock. Ele gostava de Rockabilly e outros materiais mais raízes. Com relação à direção musical que estavamos tendo, eu realmente não sei, mas sempre teve que ter um som de guitarra muito forte.

Eu vejo uma grande diferença nas bandas hoje comparando com as bandas de seu tempo, não tanto em termos de fé, mas em termos musicais.


O que você pensa sobre isto? Eu realmente não escuto muita música de hoje. Eu ouço no rádio ou com amigos. Eu posso honestamente dizer que a maioria da música de hoje que Eu ouvi realmente não me toca, mas não significa que eu não goste. Só não é a minha praia. Muitas faixas soam do mesmo modo. De um ponto de vista de guitarrista, penso que concordo com o que um amigo me disse "guitarristas hoje só colocam melodia e tocam as cordas, eles não tocam os seus instrumentos com paixão como os grandes guitarristas como Rhoads, Gary Moore, Stevie Ray Vaughan, Hendrix, Gilbert, & Malmsteen,.....etc...faziam" Parece a mim que nenhum grande guitarrista solo tenha emergido destas de bandas de nu metal. Eu sei que a maioria dos músicos só pode ser influenciada pelo que ouvem e normalmente é o que é popular. A música sempre muda e alguém somará um toque aqui & lá para fazer uma canção soar diferente do que é popular, e aos meus olhos isso é bom. Pode ser discutido se essas mudanças são uma progressão ou uma regressão, isso depende do músico individualmente e dos fãs. Novamente, fui influenciado pelos guitarristas mencionados anteriormente e espero que algum dos guitarristas atual volte e escute os guitarristas que citeie espero que sejam influenciados por eles.

Quais foram as bandas com as quais você dividiu o palco? Poderia comentar alguma turnê que tenha sido especial para você? 


Bandas Cristãs: pode ser mais fácil de listar com quem nós não tocamos, mas vou fazer um resumo! Tocamos no Festival HIS 1 e 2 , no Metal Mardi Gras Festival e por último no festival onde o Barren Cross gravou um álbum ao vivo. Eu não me lembro o nome do festival, mas muitas bandas Cristãs da área de Los Angeles tocaram. Aqui vamos nós: Bloodgood, Barren Cross, Holy Soldier, Messiah Prophet, Deliverance, Crossforce, Believer, Guardian, Bride, Mercy, etc...e todas as bandas daqueles festivais. Bandas seculares: TNT, Y & T,Vicious Rumors, Cacophony, Leatherwolf, Vain, Cry wolf, Little Ceaser, Badlands com Jake E Lee, e muitos outros que não me lembro. Nós nunca realmente fizemos uma turnê, mas tocamos nos festivais de Los Angeles e região e basicamente pela Califórnia. Todas as viagens foram divertidas porque conhecemos muitas pessoas diferentes e fãs.

Eu ví algumas fotos suas...(risos). Vocês eram uma banda de glam metal cristão?


No princípio nós chegamos a nos vestir como uma banda de glam, mas este nunca foi nosso estilo. Nós só estávamos procurando por uma identidade, acho. Eu não penso que nossa música poderia ser considerada glam, pelo menos eu espero que não. Nós usamos um pouco de maquiagem no princípio, mas passamos a adotar um visual com jeans e couro, ou ao menos alguns de nós fizemos isso. Provavelmente tínhamos os maiores cabelos da época. É bem engraçado o que nós fazemos pelo rock and roll.

Quando você conheceu Deus e decidiu tocar para Ele?

Pessoalmente, eu cresci católico, mas eu sempre sentia que algo estava faltando e eu precisava mais. Eu estava buscando o que eu sentia falta para me preencher. Um amigo testemunhou a mim e o que ele disse foi muito interessante para mim. Eu comecei ler a Bíblia mais e a frequentar uma igreja da Assembléia de Deus. Finalmente, eu entreguei minha vida completamente ao Senhor um dia após eu ter visto o Stryper pela quarta vez em Concord, Califórnia. Eu e um amigo fomos aos bastidores depois do show e eu estava mostrando aos membros da banda fotos que eu tinha tirado deles. Michael Sweet estava conversando com duas garotas que ficavam lhe perguntando inúmeras vezes o que significava aquele anel no dedo dele. Elas não se importaram com a resposta dele, mas aquilo realmente me afetou. Eu sabia que Mike ainda não era casado, mas ele deu uma grande resposta à pergunta. Ele disse que era algo para lembrá-lo que ele estava "casado com Jesus Cristo". Quando eu ouvi a resposta pensei uau! Que coragem e que compromisso ele teve ao dizer isso. Eu ponderei aquela declaração no dia seguinte e depois disso dei minha vida completamente para Deus. Eu decidi tocar para Ele por causa de minhas convicções. Eu tentei tocar com qualquer banda secular, mas eu sempre sentia que era um desperdício de tempo e que não estava indo a lugar algum. Estranhamente, eu sempre senti que estaria em uma banda Cristã mesmo antes de ter feito meu compromisso com Deus. Aproximadamente um ano antes de minha conversão, tinha lido um artigo sobre a banda cristã Golgotha e eles falaram de como eles tocavam sua música para Deus. Pensei como era legal eles fazerem aquilo. Eu me lembrei de ter dito a mim mesmo que gostaria de fazer a mesma coisa ou me juntar ao Golgotha. Eu consegui realizar ambas depois que me converti.

Você tinham a intenção de pregar através de sua música? Ou a música era apenas para diversão... (Ou louvor)? Pregação.

Sim! Eu sempre acreditarei que você deve fazer o que você é conduzido para fazer pelo Espírito, mas não forçe isto. Existem muitos modos para levar a mensagem de Deus. Quando o Soldier começou, nós recebíamos mais reclamações vindas de cristãos do que do mundo secular. Nós ouvíamos comentários de cristãos como: vocês não oram bastante, ou vocês não tiveram um chamado ministerial, ou vocês não podem ter essa aparência e ser uma banda cristã, etc... Nenhum reforço positivo com exceção de umas poucas pessoas. Depois começamos a refletir e pensar que direção tomar. Nós ainda estávamos tentando achar uma identidade para a banda. Finalmente, depois de um encontro, concordamos que deveríamos deixar o Espírito nos conduzir. Principalmente, nós deixamos que as letras falem o que pensamos e quando o Espírito nos conduzisse pregaríamos para a platéia. Em meu novo projeto, sinto-me conduzido a seguir o mesmo caminho até notificação futura. Diversão: Sim! A experiência inteira foi divertida. Se não fosse, eu provavelmente não teria gostado.


Suas últimas palavras...

Norman, obrigado pela oportunidade para fazer a entrevista. Eu aprecio isto grandemente! Que Deus continue o Abençoando em seu trabalho! Obrigado norman e todos os fãs!
Rick

trad. Rosemay (Metal Mission)
help:. Phil (Nordic Metalhead)

No comments:

Post a Comment

Search This Blog