SIN KILLER webzine – Interviews: Nordic Fest : Pål Dæhlen fala sobre o começo e o fim do festival.

Sunday, October 30, 2011

Nordic Fest : Pål Dæhlen fala sobre o começo e o fim do festival.


Em uma sala pequena no backstage do Subscene, tivemos uma conversa rápida com Pål Dæhlen, o "avô" do Nordic Fest. Ele fala sobre a origem do NF e como ele é.
by Tora Aarum/ http://blackwindmetal.com/


Como começou o Nordic Fest, e por que este é o último Nordic Fest ? Será que não existe demanda suficiente?

Nordic Fest, na verdade começou em 2002 como um evento de aniversário de uma noite para a Nordic Mission, uma distribuidora de metal cristão. Ele foi planejado pra acontecer uma única vez, mas descobrimos que foi divertido para organizar um festival, por isso continuamos fazendo isso por hábito. Nordic Fest sempre foi organizado pelo mesmo grupo de pessoas e depois de dez anos um monte de coisas tem acontecido nas vidas das pessoas. Depois de dez anos, o pessoal mudou um pouco, longe um do outro e manter o trabalho é cansativo. Nós sentimos que está completo, e que terminamos o que nos propusemos a fazer.


Como você qualifica bandas para este festival? Será que eles tem que ter uma certa mensagem cristã? 

Sim, principalmente. Nós chamamos isso de metal cristão, mas antes tivemos bandas não cristãs aqui também. Mas se bandas que tocam aqui se consideram cristãos, a coisa mais importante é que eles transmitam uma mensagem positiva. Este festival é mais do que música, é sobre pessoas se reunindo.
Um monte de bandas de metal cristão têm problemas com a obtenção de outros lugares e tocar em outros eventos, porque eles são cristãos. Não importa quão bons eles são.
Eu, que também cuido da Nordic Misson tenho contato regular com bandas, tornando mais fácil encontrar bandas adequadas. 



Eu escutei bastante conversas em Inglês e em sobre este festival, que parece ser muito internacional e você tem um bom número de bandas estrangeiras tocando. Qual banda tem viajado mais longe?

Bem ... Hoje há um visitante da Colômbia, enquanto no ano passado nós tínhamos uma banda da Colômbia. Também tivemos bandas do Brasil antes (sinkiller says : Ele se refere ao Antidemon ) Fora esses, são principalmente americanos. Este ano há 3 a 4 visitantes e 5 a 6 bandas dos Estados Unidos.

Isso é ótimo!

Yes! Isso atrai pessoas de vários lugares, haha! Nós também tivemos s uma banda da Austrália anteriormente. [sinkiller says : Ele se refere ao Mort/Horde]

Uma vez que todo o trabalho aqui é feito voluntariamente, o que é difícil sobre organizar um festival?

Há sempre um certo risco a tomar, e, especialmente, no ano passado estávamos muito nervosos sobre as finanças. Você sempre pode se candidatar ao financiamento, por exemplo, de Frifondet (fundação de apoio financeiro da Noruega) e do Arts Council Norway Conselho de Artes) da Noruega, que nos apoiaram. O Conselho de Artes é uma agência governamental que tem nos apoiado - até o ano passado, quando eles não o fizeram, as coisas não pareciam tão brilhantes assim, mas, novamente, nunca tivemos tantos visitantes como no ano passado, então acabamos quebrando mesmo. Esse é o objetivo a cada ano - para quebrar mesmo financeiramente. Nós tivemos as contas negativas e positivas, mas no geral ele foi mesmo. Ninguém pagou do seu próprio dinheiro por este festival [saiu de seus próprios bolsos ].


Você pode dizer algo sobre os destaques do festival ao longo dos anos?

Oh, há muitos! Eu estava fazendo uma entrevista para www.heavymetal.no no outro dia, e então eu tive que sentar para pensar. Fizemos esta camiseta de aniversário, com os nomes de todas as bandas que tocaram no festival. Quando vimos todos os nomes reunidos, ela trouxe de volta um monte de boas lembranças. Em 2009 ,Rob Rock  tocou aqui e pela primeira vez neste lugar. (O festival sempre foi no Subscene, mas o Subscene mudou ao longo dos anos.) Rob Rock dos EUA – Eu Lembro que foi big!! Então, eu me lembro do segundo ano muito bem, de 2003, quando não tínhamos muitas grandes bandas tocando, contundo tínhamos Extol, que ficou grande mais tarde, e Reach Benea.
Eu acho que todas as bandas tocaram de graça. O orçamento era pequeno, e todo mundo estava feliz. Houve um monte de coisas interessantes ao longo dos anos, no ano passado tivemos Demon Hunter, que togou na Europa pela primeira vez, e lançaram cinco álbuns. Em 2006 tivemos o Horde tocando, que é a primeira Christian black metal banda que lançou um álbum e teve ameaças de morte por isso. Seu primeiro concerto foi realmente na Noruega, onde as ameaças saíram ... 12 anos depois, eles tocaram aqui. Isso foi incrível. Eu tenho um monte de boas lembranças. Há um monte de bandas que chegamos a conhecer, e também bandas dos EUA que vieram aqui e tocaram às suas próprias custas só para ver como é aqui.


Não é frequentemente que se depara com um festival de metal cristão. O que é um equívoco comum sobre vocês?


É que "não se pode ser cristão e tocar metal.Você escuta isso, tantos dos cristãos, da igreja, e da cena metal. Especialmente se ela [a música] é um pouco hard. Isso é o que estamos tentando refutar. Você não tem que cortar o cabelo curto e vestir uma camisa branca só porque você é um cristão. Você pode ser você mesmo, e isso é o que nós pensamos é a liberdade de ser cristão. Tenho certeza que Jesus queria que você fosse um metalhead. Que é do seu jeito.

Considerando o quanto você atrai estrangeiros, tais como os suecos e o Centro-europeu, para o festival. O que se deve saber ao chegar aqui?

 

Que é caro! (risos) Eu acho que muitas pessoas estão chocadas com o quão caro é na Noruega. Vergonhosamente caros, infelizmente. Estou pensando em como um grande sacrifício que é para povo polaco e checo vir aqui, para não pegar morangos, mas para gastar dinheiro em um festival de metal. Mesmo suecos não se acostumam vir para a Noruega. Estamos acostumados a ir para a Suécia, mas eles realmente não têm uma razão para ir para a Noruega.
Temos acomodações muito boas marcada para o festival; a vida de todos na caverna que é propriedade da Holy Riders (um cristão MC-clube), em Holmlia ( subúrbio de Oslo). Tem 300 camas, e é uma parte muito grande do festival que todos vão para esquecer os shows . Um monte de bandas também vivem por lá, junto com os visitantes. É um sentimento de festival completamente diferente, viver juntos, estar juntos e assim por diante. Todo mundo é igual, não importa se você está em uma banda ou um visitante.


E passando para a última pergunta, qual banda (s) você está pessoalmente ansioso para ver este ano?


É que ... Há uma banda norueguesa na sexta-feira que nunca tocou em um concerto antes - Lengsel, que lançou um álbum há 11 anos que é visto como um clássico em seu gênero. Lendária banda fazendo seu primeiro show - que é big!!!
E Living Sacrifice, que é a última banda - uma banda brutal que tem tocado há bem mais de 20 anos, e por último visitou a Noruega, durante uma turnê pela Europa em 98. Coisas como essa são muito ‘grandes’. No sábado é, pelo menos para nós ‘velhinhos’ , vai ser bom ver Whitecross e Leviticus. 
Leviticus é uma banda de 80's-style, e ambas as bandas têm tocado durante 30 anos. Eles são mais velhos do que a maioria das pessoas no festival, haha!
É tão importante ter vários gêneros diferentes, e ambas as bandas já estabelecidas que estão tocando por um longo tempo, junto com o novo up e coming. Não é apenas possível fazer um festival só com bandas conhecidas, ou bandas apenas grande. Você precisa de bandas de apoio, e você precisa deixar novas bandas jovens tocar. Isso é importante.

É um festival muito bom!

Sim! Maravilhoso.



Fonte : Entrevista em inglês no link  http://blackwindmetal.com/?p=1158


Trad/Norman Lima

No comments:

Post a Comment

Search This Blog