SIN KILLER webzine – Interviews: Opprobrium : Discernindo o underground!

Friday, October 14, 2011

Opprobrium : Discernindo o underground!



Opprobrium (ex Incubus), banda de thrash metal formada em 86' pelo os irmãos Howard, Francis (Vocals/Guitars e Moyses (Bateria), brasileiros (RJ) chamou atenção do underground com seu primeiro full Serpent Temptation '88, e logo assinaram com a Nuclear Blast Records, vindo em seguida o Beyond the Unknown, '91, ainda como o primeiro nome da banda e considerado um dos maiores trabalhos do estilo.


Os conflitos em cima da mudança em torno do nome da banda foram frustrantes, mas superaram o problema e se rebatizaram de Opprobrium. Das referências cristãs em algumas letras, surgiram alguns boatos, como; que a troca de nomes tinha a ver com a conversão ao cristianismo dos membros e agora eles contam a 'verdade' sobre isso, aqui no SIN KILLER.
Os  brothers Howard vivem nos states (Nova Orleans, Louisiana) desde o começo.

Starting ---

Vocês teriam algo de novo para começar essa entrevista falando, alguma coisa como material novo, lineup... Ou qualquer outra atividade da banda?

FRANCIS: Primeiramente, pesso perdão pelo meu Português, pois vim para os EUA muito novo então, com certeza vai ter erros no meu Português ... rsrsrs... Sobre a pergunta, bem No momento estamos trabalhando no nosso novo disco, eu estou admirado em como as musicas estão boas, sei que muitas bandas dizem que o próximo disco vai ser o melhor e tal, mais dessa vez é pura verdade, esse novo disco vai re- colocar mais ainda no mapa o nosso estilo de musica. Estamos também próximos a começar a buscar um novo baixista para a banda, temos muitos projetos, mais dessa vez temos retomado nosso tempo, queremos fazer as coisas com mais fundamento, especialmente nas musicas, em resumo, eu estou super feliz como as musicas estão saindo, eu mesmo não estou acreditando em como elas estão ficando boas.

MOYSES: Oi Norman, espero que o meu Português esteja bom ainda rsrsrrsrr!!! Ok, no momento eu (bateria) e meu irmao Francis (vocals, guitarras) estamos em fase final de composição do novo material para o próximo disco do Opprobrium (ex-Incubus de Nova Orleans, Louisiana, EUA), o nosso quinto disco.

Estamos muito felizes com as novas musicas para o novo disco, realmente estamos criando um disco épico, este próximo disco podemos chamar de um disco "gigante", com material complexo, técnico, com arranjamentos super complicados, mas ao mesmo tempo brutal e feroz, acho que este disco esta atingindo sua própria identidade, diferente de tudo, quando você escuta as novas musicam elas os transporta como uma se você tivesse voando num voo pelos céus. Já vamos para mais de um ano e meio compondo este novo material, mas ta valendo a pena, pois as músicas estão bem trabalhadas e estamos atingindo o resultado que estávamos procurando, também a direção que queremos levar este próximo material. Estamos tentando lançá-lo este ano ainda, mas como o material que estamos escrevendo é muito complexo, acho que o disco devera ser lançado durante o primeiro semestre de 2012 se Deus quiser. Sobre o novo lineup, assim que eu e o Francis fizermos os ajustes finais, iremos ter algumas audições aqui em Tampa, na Florida para achar um baixista qualificado para a banda, sendo assim voltaremos a tocar shows, turnês, festivais etc, logo em seguida. Temos planos de também tocar ai no Brasil com a organização de alguns promotores de shows de Death Metal e de também de algumas igrejas Batistas que já nos enviaram convite para fazer alguns shows de Metal Cristão ai no Brasil. 

Quando vocês mudaram o nome da banda me disseram [ boatos] , que o motivo era o fato dos membros terem se tornado cristãos. Qual a verdade a respeito dessa informação? 

MOYSES: So uma correção, os membros desta banda sempre foram Cristãos, desde criança, por exemplo, eu e meu irmão Francis viemos de uma família Católica, atendemos ao Catecismo e fizemos a primeira Comunhão ainda crianças quando ainda morávamos ai no Brasil, no Rio de Janeiro. Agora nos estamos sempre estudando a Bíblia, etc. Acreditamos mais na palavra de Deus acima de qualquer denominação, agente vai para aonde a palavra de Deus e pregada, qualquer igreja, Católica, Protestante, Orthodox etc, pois todos os Cristãos são irmãos em Cristo e no final todos nos queremos a palavra de Jesus, como diz na Bíblia que nos fins dos tempos a fome não será por pão, mas sim pela palavra de Deus. A nossa banda não pode ser chamada de Metal Cristão exclusivamente, pois a gente não se considera uma banda Cristã. 

O que aconteceu e que nos falamos de eventos Bíblicos da Bíblia nos discos, e no meado dos anos '80, quando lançamos o nosso primeiro disco "Serpent Temptation" (como Incubus) em 1988, as ALGUMAS revistas e fanzines de Metal da Europa e dos E.U.A da época começaram a chamar a nossa banda de Metal Cristão, talvez porque algumas de nossas letras tinha uma moral da historia no final, por exemplo; "se você seguir o mal, você sempre perdera" etc. Também as nossas letras tem uma combinação de subjetivos de morte, violência, a luta e a vida do ser humano do dia a dia, combinado com letras Cristãs, nos tentamos amostrar a realidade e ao mesmo tempo que tentamos mostrar que existe esperança, se o ser humano for mais sábio que a Serpente, as pessoas podem tombarem, mas depois levantar mais forte e encarar a vida e o mal que existe no mundo afora. Sim nossas letras as vezes são gráficas e brutais, mas sentimos que cristãos e seres humanos são fortes e podem encarar essas coisas. Agora, muitos fans da cena do Metal Cristão nos considera com Metal Cristão e outros não,
e já tem fãs que acho que apesar de talvez serem Ateistas ou ate Satanistas adora a nossa banda e não se importam com as nossas letras, mas adoram a nossa musica, temos fãs de vários tipos, a nossa musica fala mais alto graças a Deus! Em relação com as gravadoras, nunca tivemos problemas, o Opprobrium e uma banda que pode assinar com qualquer gravadora, sendo ela Crista ou secular ja pela própria crença e tradição da banda, pois não e novidade por ai que a bandas tem membros cristãos.

FRANCIS: Bem, a realidade é que sempre fui Cristão, e tento seguir a Bíblia no máximo do possível humano, o mais importante e que amo o Deus Eterno, isso pra mim e o importante e é algo entre Deus e mim. Ao mesmo tempo eu respeito que cada um tenha o direito de acreditar no que deseja, pois a meu ver cada um e responsável por suas almas e decisões na vida, então isso ai não me meto, pois a meu ver e entre Deus e a pessoa. 

O nome Opprobrium foi uma escolha a altura de Incubus. A opção por esse nome tem mais a ver com o estilo da banda, ou aconteceu algo que fizeram levou vocês usarem ele?

MOYSES: Nos decidimos mudar o nome para Opprobrium depois que o Incubus da California comecaram a aparecer no mercado mundial, claro, apoiados por um selo major. Durante a nossa parada por volta dos anos '90's, eles apareceram rápidos, com videos na MTV, airplay nas estacoes de radios, revistas etc, e muitos de nossos fãs achavam que nós tínhamos mudado o estilo de musica ou que a nós éramos eles, ai ficou uma confusão danada. Lembro-me que ate antes do lançamento do nosso terceiro disco Discerning Forces pela Nuclear Blast, nós e eles (a NB Records ) tentamos salvar o nosso ex-nome Incubus de algum jeito, com combinações de 2 palavras como por exemplo "Incubus Rage", etc, mas nao poderia usa-lo nem assim por alguma razão. Depois descobrimos que poderíamos usar o nome Incubus em todo território internacional, exceto nos EUA, ai nesse caso, optamos por não fazer assim, Não poder usar o nome da banda (Incubus) na nossa casa? ou seja dentro do nosso próprio pais? Então, para resolver isso de uma vez por todas decidimos mudar de nome, e escolhemos o nome Opprobrium, como você mencionou, achamos que ficou a altura de Incubus, mas sem um tom Satânico, que na qual num ponto prático nossa banda não e.

O Discerning Forces foi lançado no ano 2000 com o novo nome Opprobrium, mas hoje todos, fãs e a banda estão acostumados com o nome Opprobrium, afinal de contas vão fazer 12 de Opprobrium, acho que ate combinou mais com a banda, estamos muito felizes com ele.

FRANCIS: Como todos sabem , tivemos que mudar devido a outra banda da California, mais o nome Opprobrium fui eu que busquei e depois eu e meu irmão entramos em acordo sobre o novo nome, ao passar dos anos demorei a me acostumar com o novo nome da banda, mais agora estou em casa, tipo, o nome e OPPROBRIUM....musicalmente não mudamos, sim progredimos , então estamos feliz que agora temos um nome que nos faz sentir em casa.

Em relação as letras, além da visão crítica, vocês tentam passar algum tipo de mensagem baseado em experiências pessoais?

MOYSES: Sim, as vezes passamos um pouco de nossas experiencias pessoais nas nossas letras, mas nao diretamente, sem muitos detalhes, mas o sentimento ou seja o "feeling" esta la nas nossas letras, temos a nossa opiniao nos subjetivos que escrevemos, mas tambem deixamos uma abertura e um espaco para que a audiencia possa fazer a sua propria mente. O Opprobrium sempre tenta incluir uma mensagem positiva nas suas letras e tambem escrever letras que fassam a nossa audiencia parar pra pensar e refletir no que escrevemos. A gente sempre tenta escrever sobre algo que tenha substancia e significado.

FRANCIS: Sempre, mais nas letras eu prefiro sempre deixar um ponto positivo, falamos sobre corrupcao, violencia desnecessaria, poluicao, em resumo, somos bem realista em nossas letras, escrevemos coisas que gostamos e que ao mesmo tempo combina com a musica, mais nao radicais como muitas bandas que ficam falando da mesma coisa e tal, preferimos falar da realidade aqui em que estamos vivendo. sobre coisas pessoais, sim temos algumas letras que tipo da uma voz ao observar coisas acontecendo em nossas vidas, mais como falei em cada disco, preferimos falar de tudo, pra manter sempre novidades no som pesado que adoramos tocar para nossos fans no Mundo todo.

Vocês tiveram uma ótima recepção do publico secular e assinaram com um dos maiores selos de metal do mundo. Nessa época o que vocês escutavam sobre metal cristão? 
Francis: Bem, praticamente os fans aceitaram normalmente, pois querendo ou nao eles vao ao show para curtir a musica e se divertir, ao meu ver sempre aceitaram bem nosso estilo de musica e letras, pois querendo ou nao somos musicos e estamos aqui para poder entregar o melhor material em termo de musica para nossos fans, pois eles alegres, ficamos alegres, fazemos musica para o povo curtir.

Moyses: Sim gracas a Deus tivemos uma otima recepcao do publico secular, mas como tambem do publico Cristao que gosta de death metal, acho que os primeiros fans Cristao que descubriram a banda, leram as nossas letras e comecaram a divulgar os nossos discos para a cena do metal Cristao e acho que dai o reconhecimento do Incubus (agora Opprobrium) aconteceu entre a cena do metal Cristao.

O que vocês acham de bandas como o Mortification e Tourniquet? 

Moyses: Muito legal.

Francis: Sao otimas bandas, bem profissionais e são bobs musicos também.

O que Deus tem ensinado vocês ultimamente?

Francis: Que com Ele, tudo é possível, se isso for da vontade Dele.

Moyses: Confiar nele.

Esta é a parte para manifesto na entrevista. Você pode expor as suas idéias sobre o que quiser. Deixar todos saberem o que está em sua mente sobre qualquer assunto que você gostam.

Moyses: Claro, em primeiro lugar gostaria de agradecer a Deus e a Jesus por todas as suas bênçãos, também gostaria de agradecer ao Norman e o SIN Killer Webzine Sin por nos ter aqui e pelo o seu apoio ao Opprobrium, Thanks guy! Também esperamos tocar para os nossos fãs do Opprobrium ai no Brasil num futuro muito próximo! Como eu mencionei antes, estamos atualmente trabalhando em nosso quinto registro e está saindo Killer! Death metal brutal e técnico, mal podemos esperar para gravá-la e liberá-lo! Obrigado a todos os nossos fãs brasileiros por todo o apoio ao longo dos anos e esperamos fazer alguns shows por ai para vocês em breve! Até a próxima amigos e keep on metal!

Francis: Cool, aqui vou eu então LOL, Primeiramente gostaria de agradecer o seu ótimo webzine , todos os nossos fãs em todo o mundo por seu apoio leal e amor a nossa música ... E eu gostaria de agradecer nosso Deus eterno por hoje e todas as grandes coisas que Ele fez por mim no passado, eu também gostaria que nossos fãs saibam que estamos trabalhando em nosso álbum atual, o quinto, e desta vez, vamos ocupar nosso tempo com isso porque queremos que este novo record seja o registro a ser falado para as próximas décadas em termos de originalidade e boa música, e tenha certeza, as músicas estão saindo demais! Agradeço a todos por todo o apoio e Metal forever!!!!

Por favor visite (e "Like") a PAGINA OFICIAL DO OPPROBRIUM NO FACEBOOK para mais informacoes sobre o Opprobrium, updates da banda, noticias, novos releases, datas de shows, etc.: http://www.facebook.com/pages/Opprobrium/241105074148

No comments:

Post a Comment

Search This Blog